06/09/2007

O quanto vale a água: como o Brasil lida com a questão da água

A ONU prevê que em 2050 mais de 45 % da população mundial não terá mais a porção mínima individual de água para suprir as necessidades básicas. 1,1 bilhão de pessoas, no mundo, não têm acesso à água doce no planeta. O Brasil, a Rússia, a China e o Canadá são os países que tem mais reservas de água no mundo, ou seja, os que estão em melhor situação em se tratando da questão hídrica. O consumo da água é maior nos países desenvolvidos, na Escócia são consumidos 410 litros de água por pessoa por dia, já no Brasil sé consumido 140 litros, mas a quantidade também varia por região no país.
Um estudo do IPCC-2001 na região Sul, Suldeste e Centro-Oeste. O estudo evidenciou que há uma redução na disponibilidade dos recursos hídricos. Os impactos disso serão sentidos na produção agrícola e na vazão dos rios, afetando os biomas. De acordo com a pesquisa, a quantidade de água total na Terra é distribuída de forma que 97,5% de oceanos e mares; 2,5% de água doce, sendo que 68,9% da quantidade geral de água doce formam as calotas polares, geleiras e neves que cobrem as montanhas altas da terra e os restantes 29,9% de água doce são de águas subterrâneas. As fontes de água são ricas, mas são mal distribuídas pela superfície do planeta, havendo um desequilíbrio dos recursos hídricos no globo. A água é fundamental para o desenvolvimento de algumas atividades o que conseqüentemente faz com que os locais com escassez de água tenham limitações maiores para seu desenvolvimento, como no Brasil se tem o caso da região Nordeste.
As águas no Brasil se encontram concentradas nas três grandes bacias hidrográficas do país: Amazonas, São Francisco e Paraná, nelas estão concentradas cerca de 80% da produção hídrica do país; bacias que cobrem cerca de 72% do território brasileiro. O abastecimento é o grande problema, já que há um grande crescimento das localidades e também uma redução da quantidade de água devido à degradação. Esses são problemas causados por uma série de fatores, como a poluição recorrente dos efluentes, dos afluentes tanto no meio rural pela atividade agropecuária quanto no meio urbano fruto de poluições industriais e domésticas, dentre outros fatores. Apesar de o Brasil ser um país em que tem uma riqueza de recursos naturais e a água parece não ser um problema, mas é uma questão que pode vir a ser uma questão preocupante, principalmente se o mau uso da água persistir.
O principal uso que o Brasil faz da água é na agricultura e aproximadamente 60% desta água é usada para fins domésticos, ou seja, importa bem o uso individual que fazemos da água, o nosso consumo de cada dia. Ao contrário do que imaginamos, apenas 15 % são usados para fins comerciais e só 13% nas indústrias. Desperdiçamos a água sem imaginar o quão caro este recurso pode ser em um futuro próximo. É fundamental que se tome medidas contra a poluição e contaminação das águas no país.
A água limpa disponível no território brasileiro é suficiente para as necessidades do país, mesmo com a degradação, mas não é uma situação que se pode manter como está. O Brasil é um país que não terá falta de água se o recurso for gerenciado, armazenado e tratado de forma adequada pelos governantes e pela população. É necessário, então que haja mais conscientização por parte da população no consumo e uso da água e, por parte do governo cuidar para que haja, um saneamento e abastecimento, adequados.